PRIMEIRO HOTEL SUSTENTÁVEL DO PAÍS

Dificilmente um prédio é erguido atualmente sem que um plano sustentável seja feito. Já os mais antigos tentam fazer modicações constantes para entrar na era “verde”. Um modelo para esses novos tempos é o hotel Canto das Águas. Localizado na Chapada Diamantina, Bahia, foi o primeiro a ganhar a certificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Entre os principais fatores que fizeram o local ganhar o título estão: coleta seletiva de lixo, com o retorno financeiro da venda sendo destinado aos funcionários envolvidos; utilização de produtos biodegradáveis pela governança, cozinha e lavanderia; monitoramento de consumo de energia elétrica e água com registro em planilhas para controle; políticas de compra de produtos e serviços que colaborem com o meio ambiente e que ajudem a promover uma sociedade mais justa, sistema de aquecimento solar em todos os apartamenos e projeto paisagístico e de recomposição ambiental, só para citar alguns.

Quando implantamos a troca opcional de roupas de cama e banho, foi uma revolução por aqui”, relembra Yasmin Lessa Felippi, dona do hotel, que também não esqueceu dos pequenos detalhes na hora de tornar o ambiente ecologicamente correto. De acordo com a revista Vida Simples, o empreendimento reveste as lixeiras com papel Kraft e utiliza as fronhas que ficam velhas para fabricar sacolas onde são levadas as roupas destinadas à lavanderia, por exemplo. Ainda segundo a reportagem, o hotel só oferece cerveja em lata, já que o manejo do alumínio para reciclagem é mais fácil. “Mesmo reclamando, os clientes acabam entendendo. E, cá entre nós, dá para sobreviver bebendo cerveja em lata, certo?”, disse Yasmim.

O hotel que pretende ficar “verde” precisa serguir alguns passos importantes, como ter horta e pomar para a produção de alimentos orgânicos. A construção precisa ser a mais sustentável possível, utilizando madeiras certificadas ou de reflorestamento, e ter uma política de emissão zero de carbono. Confira neste link o infográfico produzido pelo portal Planeta Sustentável com todos os caminhos legais para conquistar o tal selo para o seu negócio.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: