NOVIDADES PARA NOSSOS AMIGOS PETS.

 

Principais doenças dos cães, todas são protegidas por vacinas.

CINOMOSE: É uma doença aguda e fatal de cães e de seus parentes próximos da familia Canidae. É a mais grave doença dos cães (excetuando-se a raiva), causado por um Paramyxovírus. Os filhotes acometidos pelo vírus da cinomose poderão desenvolver rapidamente sintomas de envolvimento do sistema nervoso central. Muitos se mostram deprimidos, com incoordenação motora, tremores musculares e frequentemente desenvolvem um quadro convulsivo e morrem em coma. Em algumas infecções agudas a depressão, temperatura corporal elevada, diarreia, descargas oculares e nasais são comumente observados. Os cães que não se recuperam nos estágios iniciais da doença e desenvolvem sintomas nervosos tem poucas chances de sobreviver. Os que sobrevivem frequentemente tem sequelas que são caracterizadas por tremores musculares involuntários. A prevenção é como nas demais baseada em um bom programa de vacinação com revacinações anuais.

HEPATITE: Atinge os cães e o fígado é o principal órgão afetado causada pelo adenovírus canino tipo I. É mais severa em filhotes e em filhotes recém desmamados. Os cães afetados apresentam elevação da temperatura corpórea, depressão e perda de apetite. Diarréia e vômitos não são incomuns em animais infectados. As membranas mucosas da cavidade oral dos cães afetados estão frequentemente pálidas, porém podem estar amareladas em vários casos. A opacidade de córnea uni ou bilateral é também bastante frequente. Como na cinomose o melhor tratamento é a prevenção vacinando com vacinas de alta titulação (só encontradas em clínicas veterinárias).

TRAQUEOBRONQUITE INFECCIOSA CANINCA: Também conhecida por “tosse dos canis”é causada por adenovírus canino tipo 2. Os cães frequentemente desenvolvem um quadro de hipertermia, depressão, descargas nasais e tosse. A tosse em geral não produtiva, discreta como se o animal estivesse “engasgado”.

LEPTOSPIROSE CANINA: A doença é causada por uma bactéria que é classificada em vários sorotipos. Por ser considerada uma zoonose é de extrema importância quanto a saúde pública. Pode ocorrer tanto na forma aguda como crônica. Na forma aguda apresenta icterícia (amarelão), hemorragia, diarreia e dor abdominal. Sangramento das narinas, boca e urina são sinais frequentes. Na forma crônica os sintoma são indicativos de doença renal crônica. O tratamento é passível do uso de antibióticos, porém a vacinação é a melhor forma de prevenir. PARVOVIROSE CANINA: É uma doença de cães séria e altamente contagiosa. Causada pelo parvovírus canino tem como sinais clínicos: morte súbita em filhotes aparentemente saudáveis (miocardite).

Depressão e disfunções respiratórias antecedem a morte. Vômito, diarréia e desidratação são os principais sintomas observados em cães.

Quantidades variadas de sangue coagulado são encontrados em vários casos nas fezes. Temperaturas altas (39,7ºC) são comuns nos estágios iniciais. Também a vacinação é a melhor solução pois o tratamento
exige internação e com risco de vida da ordem de 30-40%. RAIVA: Doença considerada a mais grave por ser uma zoonose e por não ter cura tanto no cão, como no homem, sendo considerada FATAL. Causada por um vírus a orientação para o Paraná, mesmo sendo um estado em que esta doença está controlada é para se efetuar a vacinação anualmente ou no mínimo bianualmente (cada 2 anos) para se evitar riscos de novas endemias.

CORONAVIROSE: Causa uma doença caracterizada por vômitos e diarréia nos cães. É causado pelo coronavírus canino. Embora a doença seja frequentemente branda e limitada em cães mais velhos, alguns casos fatais são relatadas em jovens. Depressão, perda de apetite e desidratação são sintomas também observados. As fezes podem se encontrar líquidas,hemorrágicas e com bastante muco. A vacinação previne este problema. Fonte: Dr. Egon José Fuck – SOS ANIMAL

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: